sexta-feira, julho 14, 2006

Com Amor e Atenção dos Pais

Nosso associado Fabrício Neves tem uma experiência incrível com a gagueira. Ele não gagueja mais! Recentemente, no Grupo Gagueira, ele deu um pequeno depoimento sobre o seu processo de amadurecimento como ser humano e conseqüente libertação da gagueira. Esperamos que futuramente ele possa nos explicar melhor, dar mais detalhes sobre essa sua experiência. Creio que muita gente esteja interessada.

"Vejo que a presença da família foi muito importante em meu estado de gagueira. Tive sempre pais amáveis e atenciosos, mas, o que é típico de uma família conservadora, muito repressores. Quando saí de casa, aos 17 anos, ainda me sentia tão preso a eles e necessitado da presença de minha mãe que retornei à casa, sem terminar o curso. Durante grande parte de meu desenvolvimento psíquico estive sob a tutela de minha mãe, desde escolha de roupas até ligações para dentistas, acho que falei pouco com balconistas e médicos. Escolhi então fazer um curso próximo de minha casa, de modo que vivia uma situação meio transitória, entre a cidade de meus estudos e minha cidade natal. Sinto como se isto fosse um período em que estava me livrando da supracitada tutela. Bem, hoje eu estou muito longe de minha família. Quando cheguei, passei a prestar atenção à minha fala e em mim. Ganhei muita confiança. Uma angústia que sentia desde não sei quando, avaliava ser uma angústia da vida claustrofóbica que vivia, parou. Não gaguejo mais. Acho que muitos não vão acreditar, porque meu caso pode ser uma espécie de "indutivismo fraco", um caso que não corresponde à maioria, como os cisnes negros de K. Popper. Também não paro de pensar que os condicionantes são de outra ordem, mas tipicamente sociais, pelo menos no meu caso. Temo o discurso "biologizante" que vez ou outra aparece em nossa lista de discussão. Ao contrário do que disse antes, ele pode carecer de um "dedutivismo forte", ou seja, generalizar sem atentar para as especificidades do caso de cada um, como o caso dos cisnes brancos do citado autor. Espero ter contribuído com a discussão. Abraço a todos." Fabrício Neves

Nenhum comentário: