sábado, outubro 07, 2006

"Não Imite a Mamãe, Nem Por Brincadeira"

A amiga Shirley Souza, recentemente enviou a mensagem abaixo para o Grupo Gagueira. A discussão em questão era sobre os aspectos hereditários da gagueira. Achei a mensagem muito simpática. Shirley tem 50 anos, é funcionária pública federal, formada em pedagogia, é paulista mas mora em Palmas-TO. Muito obrigado, Shirley. Continue a tecer suas opiniões.

Olá, apesar de algumas pessoas estudiosas, afirmarem que gagueira é hereditária, eu acredito mais na tese de que ocorre gagueira qdo a pessoa tem pré-disposição, mais especificamente, um alto grau de sensibilidade. Ocorre normalmente devido a acontecimentos como traumas, alto grau de repressão doméstica e em caso de familiares com gagueira, por imitação.
Eu tenho dois filhos praticamente adultos e graças a Deus falam fluentemente. Desde muito cedo eu os orientava para que prestassem atenção na fala do papai, avós, tias, primos e que eles não imitassem a mamãe nem por brincadeira pois poderia se tornar um hábito que instalado é muito dificil se livrar. Eu não sei essa atitude colaborou para que eles não tivessem tido o problema por convivência/imitação.
Há pessoas que não gostam de falar sobre o assunto com a família, mas por experiência própria, acredito que é melhor que todos tenham conhecimento da origem do problema, dos sentimentos com relação à limitação da fala, enfim, é importante haver um integração familiar para podermos contar com respeito, colaboração, força e etc.
Um grande abraço, Shirley.

Nenhum comentário: